Noticias atuais

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

JOSÉ CATULINO DE OLIVEIRA (CATULINO)



Hoje, se você ler o livro cronologia da história dos 94 anos de atividades do União Agrícola Barbarense F.C. você perceberá que um dos anos mais marcante da história deste clube foi o ano de 1967. Dentre tantas citações, você saberá sobre a comissão técnica, todos os jogos com as escalações e em letras garrafais, o nome de todos os atletas campeões daquele ano. O União iniciou em 1967 uma trajetória de sucesso, até chegar a divisão maior do futebol paulista como também ganhar um campeonato brasileiro da série C. Um Itapetiningano nascido na vila Aurora foi um dos principais jogadores deste time. Conhecido em Santa Bárbara d’Oeste como Catula, este atleta privilegiado pela sua força física, poderia ter ido mais longe no futebol se não fosse sua ligação amorosa com a cidade que nasceu: Itapetininga. Certa vez eu lhe indaguei: Por que não ficou no União? Ele me disse: Não sei ficar longe daqui! Ficou pouco mais de um ano em Santa Bárbara d’Oeste e não foi por falta de futebol, foi titular em todos os jogos e um dos artilheiros do time. Fui seu atleta no juvenil do XV em 1969/1970 e ele sempre quis passar o melhor para todos. Com seus ensinamentos, ele revelou bons jogadores como Toninho Toledo, Argemiro Coelho que chegaram ao profissional do DERAC e outros que mostraram habilidades atuando no futebol amador ou varzeano. No auge de sua forma física, de seu excelente futebol, ele deixou o sonho de jogar em grandes times do Brasil para se “encostar” no futebol local, disputando vários campeonatos pelo DERAC. Catulino se foi, esquecido e triste, mais aqueles que o conheceram no meio esportivo, sem duvidas que se lembrarão do seu futebol de raça, dos seus ensinamentos como técnico e do seu amor pela cidade que nasceu. Descanse paz!

Um comentário:

  1. Cícero,...
    Estava buscando algumas informaçõeso sobre o Derac na net, pois meu pai foi jogador deste time por volta dos anos 80. Ele era conhecido na equipe pelo apelido de Aritana e através de um site, achamos sobre o Catulino e o Zé Carlos que jogou no mesmo período que meu pai. Meu pai falou muito bem deste jogador Catulino e disse que foi o Catulino foi a pessoa que mais o ajudou quando ele chegou em Itapetininga. Meu pai ficou bem triste ao saber do falecimento deste jogador, mesmo sendo dois anos depois, pois meu pai perdeu todo contato com o pessoal do DERAC e aqui pela net achei essas poucas informações.
    Hoje, moramos em São Paulo SP.... e com certeza ficará na memória de todos que conheceram essa pessoa maravilhosa que foi o Catulino e com certeza meu pai é e sempre será muito grato pela ajuda que ele o deu quando chegou em Itapetininga.
    Obrigado pelas informações, pois no site do DERAC esta um pouco desatualizado... Valeu.
    Um abraço e assim que possível envie noticias.

    ResponderExcluir